(54) 3311.6300
neurocentropf@gmail.com
   
  PÁGINA INICIAL
  HISTÓRIA
  EQUIPE
  SERVIÇOS
  PUBLICAÇÕES
  NOTÍCIAS
  CONTATO
  LINKS
Documento sem título
   Serviços - Odontologia Hospitalar - Cirurgia Bucomaxilofacial
 
Cirurgia Bucomaxilofacial
 
À cirurgia bucomaxilofacial compete uma ampla gama de procedimentos cirúrgicos tanto a nível ambulatorial (no consultório) quanto a nível hospitalar. Dentre os procedimentos ambulatoriais mais comuns estão:

• Remoção de “Ciso” (terceiros molares);PERGUNTAS FREQUENTES
• Remoção de dentes inclusos;
• Remoção de lesões bucais (cistos, tumores);
• Biópsias;
• Cirurgias de tecido mole bucal (freio lingual, freio labial...);
• Enxertos ósseos;
• Artrocentese;
• Cirurgias para-endodônticas.

Estes mesmo procedimentos, quando necessário, podem ser feitos a nível hospitalar sob anestesia geral ou sedação. Outros procedimentos são exclusivos ao ambiente hospitalar:

• Trauma facial (fraturas);
• Disjunção cirúrgica para ortodontia;
• Cirurgia ortognática;
• Enxertos ósseos de maior volume;
• Cirurgia da ATM;


....................................................................................................................................................................................................
 
Dor Facial e ATM
 
Uma das áreas mais recentes da odontologia é o estudo das DisunçõesTemporomandibulares (DTMs). Estima-se que 20% da população é portadora de DTMs as mais comuns sendo osteoartrite (degeneração óssea na articulação), desarranjos internos (problemas no disco articular), dores musculares e bruxismo. As DTMs frequentemente são causa de fortes dores de cabeça (muitas vezes confundidas com enxaquecas), dificuldades nos movimentos da mandíbula repercutindo na alimentação e fala.

A dor crônica que pode resultar das DTMs podem ser desagradáveis a ponto de levar o paciente a distúrbios de ansiedade, depressão e até invalidez por distúrbios biopsicossociais.

O correto diagnóstico e tratamento das DTMs fica reservado a profissionais habilitados e com vasto conhecimento científico no ramo. Muitos procedimentos clínicos e cirúrgicos estão disponíveis para o tratamento e controle das DTMs dentre estes destacamos:

• Tratamentos comportamentais;
• Tratamento medicamentoso;
• Tratamento fisioterápico;
• Correção de distúrbios oclusais;
• Placas oclusais miorrelaxantes;
• Artrocentese;
• Cirurgia de ATM.

Matéria no programa 20 é Saúde sobre bruxismo do sono (Dr. Davi Blum)
http://vimeo.com/34907644

....................................................................................................................................................................................................
 
Ronco e Apnéia do Sono
 

Frequentemente nos deparamos com histórias de pessoas com dificuldades para dormir bem, sono agitado, dores de cabeça, ranger dos dentes e ronco, que podem por vezes, até causar problemas desagradáveis na vida conjugal, levando o casal a ter que dormir em quartos separados. O que muitos não sabem é que na atualidade esses problemas estão sendo estudados e cada vez melhor compreendidos, definidos diagnósticos e tratamentos para levar conforto e qualidade de vida a essas pessoas.
Dormir bem é fundamental para o funcionamento do nosso organismo e da mente. São vários os problemas que afetam o início, a duração e a qualidade do nosso sono. A American AcademyofSleep Medicine classificou mais de uma centena de desordens do sono, em sua última revisão em 2005. Algumas podem ser diagnosticadas e, por vezes, tratadas pelo cirurgião dentista.

A Síndrome da Apneia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é uma desordem respiratória enquanto dormimos que se caracteriza por diminuições e interrupções no fluxo de ar na respiração, acompanhado de microdespertares e diminuições na oxigenação dos tecidos do organismo. Os sintomas mais comuns relatados pelo paciente são ronco (por vezes acompanhados de sons de engasgo), sonolência durante o dia, sensação de sono não reparador ou agitado, dores de cabeça matinais, diminuição da atenção e memória, hipertensão arterial e redução na libido. Leva-se em conta o aumento no índice de acidentes de trabalho e no trânsito, em vista da sonolência e déficit de atenção. O diagnóstico da SAHOS é feito somando dados do exame clínico do paciente com o exame de polissonografia, através de um laboratório do sono.

Estudos indicam que aproximadamente 20% da população adulta tenha algum grau de SAHOS, com maior incidência nos homens. Indicadores de risco para o desenvolvimento da doença é obesidade, uso de alguns medicamentos e/ou substâncias como fumo e bebidas alcoólicas, deformidades no esqueleto facial e/ou no tecido mole das vias aéreas. Pesquisas sugerem que a SAHOS pode ter uma íntima relação com outras desordens como a síndrome das pernas inquietas, movimento periódico dos membros, fibromialgia (síndrome dolorosa não inflamatória que causa dores musculares difusas) e bruxismo do sono (movimentos involuntários de apertar e ranger os dentes durante o sono).

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. O padrão é o uso do CPAP, aparelho de pressão positiva contínua de ar, que é adaptado por máscaras ao paciente durante o sono. Esta modalidade tem aceitação limitada pelos pacientes. Dentre os tratamentos clínicos, também indicamos a correção de hábitos, que chamamos de higiene do sono. Outra opção é a confecção de aparelhos intra orais com os quais obtemos excelentes resultados para o ronco e episódios de apneia, dependendo de um minucioso exame e correta indicação dos aparelhos por parte do cirurgião dentista.
Os tratamentos cirúrgicos são indicados quando temos quadros graves e sintomas que trazem incômodo ao paciente ou deformidades anatômicas que podem estar causando o problema. Dentre os procedimentos destacamos cirurgias do nariz e tecidos moles da faringe – executados geralmente por otorrinolaringologistas – e cirurgias corretivas da maxila e mandíbula – por um cirurgião bucomaxilofacial – que, quando bem indicadas, são as que mais oferecem resultados positivos.
É de extrema importância que as pessoas, ao suspeitarem ter alguns dos sintomas citados ou qualquer outra alteração no ciclo do sono, procurem um profissional habilitado para fazer o diagnóstico e, se necessário, o tratamento, pois estas desordens podem causar malefícios à nossa saúde e qualidade de vida.

“Uma Noite Mal Dormida” - Davi Blum
Artigo Publicado na Revista Somando (Março 2012)

....................................................................................................................................................................................................

 
Rua Nascimento Vargas, 423 - Bairro Vergueiro
CEP 99020-000 - Passo Fundo - RS
(54) 3311.6300
neurocentropf@gmail.com

Desenvolvimento
Todos os Direitos Reservados - © 2013 - Neuro Centro